comenta!!

comenta!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O encanto das peças antigas

Olá queridos amigos e amigas,

Desculpe o sumiço, voltei do carnaval e ainda não postei nada por aqui.


Pensando sobre que assunto postar hoje (ando com dificuldades de achar temas para os posts do blog, é uma fase...) lembrei que ainda não revelei para vocês o mistério daquela relíquia que está hospedada lá em casa. Se você não sabe ou não se lembra do que estou falando, confira este post .


Acontece que ainda não tive tempo de fazer as devidas fotos para esclarecer o mistério. Prometo que na próxima semana o mistério será revelado. Mas vou adiantando que tem gente que já acertou a dica.
Um pensamento puxou outro, então o tema de hoje vai ser dicas para decorar com móveise peças antigas.


Eu gosto muito dos móveis antigos, acho que eram mais charmosos, mais caprichados e com acabamento primoroso, e principalmente, tinham muita personalidade. Vocês já sabem que não sou muito chegada em decoração clean e formas retas. Gosto de cor, de estilo, de " rococós" , claro que sem muito exagero.


Venho observando em matérias sobre decoração que o uso de móveis e peças antigas não é uma moda passageira, é uma tendência que veio para ficar. A consciência da necessidade de reciclar, e reutilizar chegou também no mundo da decoração. Um móvel antigo que foi largado de lado, condenado ao esquecimento e ao lixo pode e deve passar por um processo de restauração e ocupar um lugar de destaque e fazer muito bonito em qualquer ambiente.

Segue abaixo os móveis e peças que eu gostaria muito de ter em minha casa.

Um aparador com formas arredondadas e estilosinho, meu sonho de consumo!





Cadeiras antigas, que enriqueceriam qualquer sala:






Minha dica é que você não precisa compor toda a decoração somente com móveis antigos, mesmo porque ficaria muito pesado. Em uma sala, por exemplo, coloque móveis modernos e "pincele" o ambiente com duas cadeiras ou 01 poltrona bem estilosa, e outras pequenas peças mais antiguinhas, não vai ter que não repare.





Se você acha os móveis antigos caretas e sisudos, outra dica para aproveitá-los e deixar o ambiente mais leve é dar uma "repaginada" no móvel, deixando-o mais moderninho, pode-se pintar o móvel com uma cor mais alegre ou trocar um estofado.

Nestas peças clássicas por exemplo, o estofamento foi trocado, conferindo um ar mais jovial:



Fofa esta cadeira Luiz XV com estofamento em tecido de bolinhas, eu queria uma!




Um modeo de cadeira de balanço bem clássico. Eu usaria assim mesmo na minha varanda. Mas se pintar de branco deve ficar linda e moderna:


Que cama box que nada, eu quero é uma linda cama de ferro:




Ou então, que tal aliar à cama box uma linda cabeceira de ferro? Fica aí a dica, que achei aqui.





Não esquecendo nossas amadas e já comentadas cristaleiras, que podem muito bem ocupar um lugar na sua cozinha ou sala de jantar:





Se você quer ousar muito, usando o antigo, que tal este refrigerador retrô?


Ou uma geladeira Smeg?



Você encontra estes eletrodomésticos para comprar, inclusive com tecnologia moderna. Ou seja, só a cara é antiguinha, sua conta de luz não vai parar nas alturas. Mas prepare o bolso, pois custa bem mais que os modelos atuais.


Mas se você não quer ousar tanto assim, invista em peças pequenas e discretas.

Que tal um espelho diferente no seu banheiro?



Ou um lustre antiguinho na sua sala?



Uma luminária retrô ao lado da cama?



Eu quero muito um baú assim, para colocar no pé da cama, ou ao lado do sofá, ou ainda usar como mesa de centro. Novos usos para peças antigas também é válido!




E um relógio de parede?




São opções que com certeza trarão muito estilo e personalidade para sua casa. Mas não foque sua busca por móveis antigos somente em antiquários, pois saem bem caros. Ligue as antenas e procure em topa-tudo, algum vizinho que quer se livrar de um móvel antigo, ou você pode até encontrar seu móvel dos sonhos jogado por aí! Boa sorte!


Só para terminar, uma curiosidade: minha mãe tinha um fogão igualzinho a este aqui. Quem tem 40 anos e foi criança na década de setenta( é, me incluo nesta), já viu um destes:



Vixe, estou saudosista hoje!
Beijos e bom final de semana!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Que móvel é este?


Olá queridos amigos e queridas amigas,


Na semana passada mostrei minha sala de TV com algumas mudanças, que por sinal foram bem recebidas por todos.


Eu sei que já tenho os móveis suficientes e necessários na sala de TV. Mas ocorreu o seguinte: um amigo nosso se separou da esposa e teve que se mudar . Acontece que este nosso amigo é um amante de objetos e móveis antigos (para reforçar isto, a profissão dele é Restaurador de Fusca).


Na casa em que ele morava com a ex-esposa havia vários móveis antigos, que ele comprava e restaurava. Ele tem um carinho especial por alguns destes móveis e não quis deixá-los para a ex. Mas acontece que nosso amigo foi morar em um ap muito pequeno que não tinha espaço para abrigar seus móveis antigos. Então qual foi a solução? Recorrer aos amigos mais chegados em busca de um abrigo provisório para alguns destes móveis.


Então hoje, na minha sala de TV, temos esta relíquia antiga:





Confesso que abriguei de muito bom grado este móvel. A madeira é escura, mas não posso mexer, pois o móvel não é meu, estou apenas fazendo um favorzinho para um amigo. Mas em contrapartida o móvel está fazendo bonito na minha sala, é muito estiloso e não tem quem não repare e comente! Eu adoro!


Coloquei na sala por não ter outro local para ele (pelo menos por enquanto).


Torço para que nosso amigo continue vivendo no "aperto" e nunca mais busque o móvel... sou má, né? he he.

(ah, gente, antes que pensem que somos egoístas e sem coração, meu marido aconselhou muito o amigo, mas não teve jeito, a relação já tinha ido para o buraco, inclusive ele já arranjou outra... fazer o quê? Fico muito triste com separação de casais, não gosto mesmo, me ponho no lugar... mas não podemos fazer nada, são pessoas adultas... enfim)




Também estou abrigando luminárias (que vou mostrar em outro post) e este castiçal de bronze:



Vejam como arranjei os objetos que eu já tinha em cima do móvel:



O forro branco é necessário para não arranhar o móvel. Sempre fico na dúvida na hora de dispor objetos em cima de qualquer coisa. O que acham? Está harmioso? As outras pequenas peças de bronze eu já tinha e combinaram perfeitamente com o castiçal.

Sei que falta um quadrinho aí, na parede logo acima do móvel. Vou providenciar depois, ok?



Mas agora lanço um desafio: quem é capaz de me dizer qual a real função deste móvel? Ele tem uma função muito especial. Vamos, dêem seus palpites!




Vou aguardar os palpites e depois conto para vocês para que serve este lindo móvel!

Só para vocês terem um pequena idéia da divisão dos cômodos da minha casa, na foto abaixo um ângulo que permite ver ao mesmo tempo um pedacinho de minhas duas salas principais, ao fundo a sala de visita com o armário restaurado por nós.



Aguardo os palpites!! Beijocas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sala de Tv: Nova disposição dos móveis

Olá pessoas muito queridas!!


Obrigada pelo carinho na minha volta das férias. Quem deixou recadinho aqui e não tem blog agradeço também de coração. Pode mandar mensagem para e mail do Casa de Juntados que ficarei muito feliz em retribuir.

Algumas pessoas deixaram dúvidas e perguntinhas no email, ainda não tive tempo de responder a todo mundo. Mas peço que tenham paciência, vou responder a todas as perguntinhas, ok?

Lembram que antes das férias eu havia trocado o piso da minha sala de tv e feito outras mudancinhas. Pois então, nas férias resolvi mudar a disposição dos móveis.



Na imagem menor a sala como era antes. Na imagem maior a sala como está agora. Com a capa marrom, o sofá estava sumidinho perto da parede, que também foi pintada de marrom-chocolate. Como não sou nada básica e muito menos clean, " taquei" logo uma capa listrada. Apesar de prevalecer o vermelho, achei ela até discretinha. Os sofás ficavam juntinhos, em L. Com a capa listrada achei que ficou pesado os sofás juntos. Assim, coloquei um de frente parao outro, coloquei a Raphis (a planta) ao lado do sofá maior, e a mesinha lateral coloquei do outro lado, ao lado do sofá menor, que ficou embaixo da janela. A mesinha de centro permaneceu no mesmo lugar e a estante também.


Naquela passagem ao lado da estante, que dá para o pequeno corredor dos quartos, quero colocar uma cortina de miçangas, bem delicada. Não fiz ainda porque acho que minha filha não ia deixar a cortina em paz e também porque ainda não tive tempo!

Ai gente, enquanto não troco este jogo de sofás vou ficar na " dança das capas de sofá", já tenho umas quatro!


Minha vontade era ter só um sofá de 03 ou mais lugares, que ficaria nesta parece maior. Ao lado colocaria umas duas cadeiras ou poltronas bem bonitas e estilosas, o ambiente ficaria mais leve e com mais espaço. Um dia faço isto.




O sofá menor com a mesinha ao lado.





Gostei do sofá embaixo da janela; logo atrás minha linda cortina branca!




Detalhe com a janela aberta.


Detalhe da almofada branca de crochê que eu fiz especialmente para esta sala.





Sei que não está uma perfeição. Mas é o que deu para fazer. Talvez na foto não dê para perceber, mas o ambiente ficou legal assim, a mesinha no centro não está atraplhando a passagem e a sala está super clara, como gosto.


E aí, digam o que acham! ( críticas construtivas, por favor!)


E tem uma outra surpresinha nesta sala que vou contar só na semana que vem!


Beijocas



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Voltei!!



Olá queridos amigos e queridas amigas da blogosfera!!

O Casa de Juntados está de volta!!!


Ufa! Finalmente, já não era sem tempo não é? Espero que não tenham se esquecido de mim!!


Eu estava com muitas saudades deste mundo virtual!


Como expliquei no post anterior comecei um curso de Especialização que me tomou um tempinho, então minhas artes e invenções ficaram de lado nestas férias. Portanto, não tenho muitas novidades neste campo. Mas aos pouquinhos vou compartilhando com vocês outras notícias!

Hoje vou escrever pouco, pois já comecei a todo vapor. Deixo para vocês algumas fotos da minha pequena viagem no ano novo!


(abri o post com uma foto da minha filha em um balanço a beira mar! Achei lindo o contraste do perfil dela com o mar ao fundo!)


Fotos de dezembro



Aninha perto da pequena árvore e dos presentes que seriam entregues a sua dindinha e a sua amiguinha Larissa:








Aninha e o presente do Papai Noel:









Fotos de Janeiro



Viagem. O primeiro dia na praia;

A casa que alugamos era simples mas muito bem localizada, de frente para o mar, então tínhamos esta vista privilegiada :


Era só atravessar o portão e já estávamos na praia!


Minha filhota e sua amiguinha Luísa curtindo o primeiro dia de praia:




A noite nos preparando para a comemoração da passagem de ano:

As princesinhas muito lindas:




Eu e minha amiga Lilian, mãe da pequena Luísa:



Eu e meu marido:



Feliz 2010!


......................................................................................

O mar de Carapebus é um pouco agitado, por isto as crianças quase não entraram na água.



No outro dia fomos à praia de Manguinhos. Bem mais tranquila, sem ondas, uma ótima praia para as crianças, as meninas ficaram super a vontade:








Foi uma viagem maravilhosa, em companhia de pessoas muito queridas e especiais! Agradeço a Deus por ter passado dias tão maravilhosos e com muita paz!

A julgar pela carinha, minha filha curtiu demais o passeio!


Beijos, espero que tenham gostado das novidades.

Aos pouquinhos vou atualizando as visitinhas aos blogs, ok?